Suporte a usuários(as)

IRC (suporte em tempo real)

O IRC (Internet Relay Chat) é uma ótima maneira de conversar com pessoas do mundo todo em tempo real. É um sistema de bate-papo baseado em texto para mensagens instantâneas. No IRC, você pode entrar em salas de bate-papo (os chamados canais) ou conversar diretamente com pessoas individualmente por meio de mensagens privadas.

Canais de IRC dedicados ao Debian podem ser encontrados no OFTC. Para uma lista completa de canais Debian, por favor consulte nossa Wiki. Você também pode usar um motor de busca para achar canais relacionados ao Debian.

Clientes de IRC

Para se conectar à rede IRC, você pode usar o WebChat do OFTC em seu navegador web preferido ou instalar um cliente em seu computador. Existem muitos clientes diferentes por aí, alguns com interface gráfica, outros para o console. Alguns clientes de IRC populares foram empacotados para o Debian, por exemplo:

A wiki Debian oferece uma lista de clientes de IRC mais abrangente que estão disponíveis como pacotes Debian.

Depois de instalar o cliente, você precisa dizer a ele para se conectar ao servidor. Na maioria dos clientes, você pode fazer isso digitando:

/server irc.debian.org

O hostname irc.debian.org é um alias para irc.oftc.net. Em alguns clientes (como o irssi), você precisará digitar isto em vez do anterior:

/connect irc.debian.org

Entre em um canal

Assim que estiver conectado, entre no canal #debian digitando esse comando:

/join #debian

Ou, se preferir, ingresse no canal #debian-br para conversar em português:

/join #debian-br

Nota: clientes gráficos como o HexChat ou o Konversation frequentemente tem um botão ou uma entrada no menu para conectar nos servidores e entrar em canais.

Listas de discussão

Mais de mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados pelo mundo trabalham no Debian em seu tempo livre — e em seus próprios fusos horários. Portanto, nos comunicamos principalmente por e-mail. Da mesma forma, a maior parte das conversas entre desenvolvedores(as) e usuários(as) do Debian acontece em diferentes listas de discussão:

Você pode navegar em nosso arquivo das listas de discussão ou pesquisar os arquivos sem necessidade de inscrição.

Claro, existem muitas outras listas de discussão dedicadas a outros aspectos do vasto ecossistema do Linux que não são específicos do Debian. Por favor use seu buscador favorito para encontrar a lista mais adequada para seu propósito.

Grupos de notícias da Usenet

Muitas de nossas listas de discussão podem ser consultadas como grupos de notícias na hierarquia linux.debian.*.

Fórum de usuários(as) Debian

O fórum de usuários(as) Debian é um portal web onde milhares de usuários(as) discutem tópicos relacionados ao Debian, fazem perguntas e ajudam uns aos(às) outros(as) com respostas. Você pode ler todas as discussões sem ter que se registrar. Se quiser participar da discussão e publicar suas próprias postagens, por favor registre-se e faça o login.

Como entrar em contato com mantenedores(as) de pacotes

Basicamente, existem duas maneiras comuns de entrar em contato com mantenedores(as) de um pacote Debian:

Sistema de acompanhamento de bugs

A distribuição Debian tem seu próprio acompanhador de bugs com bugs relatados por usuários(as) e desenvolvedores(as). Cada bug tem um número único e é mantido em arquivo até que seja marcado como resolvido. Existem duas maneiras diferentes de relatar um bug:

Problemas conhecidos

Limitações e diversos problemas da versão estável (stable) atual (caso haja) são descritos nas páginas de lançamento.

Por favor preste atenção em particular às notas de lançamento e à errata.