Versões/Lançamentos Debian

O Debian sempre tem pelo menos três versões em manutenção ativa: estável (stable), teste (testing) e instável (unstable).

estável (stable)

A versão estável (stable) contém a última versão oficialmente lançada do Debian.

Esta é a versão de produção do Debian, a que nós primeiramente recomendamos que seja usada.

A atual versão estável (stable) do Debian é a versão 12, codinome bookworm. Ela foi inicialmente lançada como versão 12.0 em 10 de Junho de 2023 e sua última atualização, versão 12.5, foi lançada em 10 de Fevereiro de 2024.

teste (testing)

A versão teste (testing) contém pacotes que ainda não foram aceitos na versão estável (stable), mas estão na fila para tanto. A principal vantagem de usar esta versão é que ela possui versões mais recentes de software.

Veja a FAQ do Debian para mais informações sobre o que é testing e como ela se torna estável (stable).

A atual versão teste (testing) é trixie.

instável (unstable)

A versão instável (unstable) é onde o desenvolvimento ativo do Debian ocorre. Geralmente, esta versão é utilizada por desenvolvedores(as) e por aqueles(as) que gostam de viver no limite. Recomenda-se aos(as) usuários(as) que utilizam a versão instável (unstable) que se inscrevam na lista de discussão debian-devel-announce para receberem as notificações das maiores mudanças, por exemplo, atualizações que podem quebrar.

A versão instável (unstable) é sempre chamada sid.

Ciclo de vida dos lançamentos

O Debian anuncia seu novo lançamento estável (stable) de forma regular. Usuários(as) podem contar com 3 anos de suporte total para cada lançamento e 2 anos de suporte extra LTS - Long Term Support (Suporte de Longo Termo).

Veja a página da wiki Lançamentos Debian e a página da wiki Debian LTS para informações detalhadas.

Índice dos lançamentos

As páginas web para as versões obsoletas do Debian são mantidas intactas, mas as versões propriamente ditas só podem ser encontradas em um repositório separado.

Veja a FAQ do Debian para uma explicação de onde todos estes codinomes vêm.

Integridade dos dados nas versões

A integridade dos dados é garantida por um arquivo Release assinado digitalmente. Para garantir que todos os arquivos de uma versão pertençam a ela, os checksums de todos os arquivos Packages estão copiados dentro do arquivo Release.

Assinaturas digitais para este arquivo são armazenadas no arquivo Release.gpg, usando a versão atual da chave de assinatura do repositório. Para a estável (stable) e estável antiga (oldstable) uma assinatura adicional é gerada usando uma chave off-line especificamente gerada para uma versão por um(a) membro(a) da equipe da versão estável (stable).