Como usar o mecanismo de busca do Debian

O projeto Debian oferece seu próprio mecanismo de busca em https://search.debian.org/. Aqui estão algumas dicas sobre como usá-lo e iniciar pesquisas simples, bem como pesquisas mais complexas com operadores booleanos.

Pesquisa simples

A maneira mais simples de usar o mecanismo é inserir uma única palavra no campo de pesquisa e pressionar [Enter]. Como alternativa, você pode clicar no botão Pesquisar. O mecanismo de pesquisa retornará todas as páginas do nosso site que contenham essa palavra. Para a maioria das pesquisas, isso deve fornecer bons resultados.

Como alternativa, você pode pesquisar por mais de uma palavra. Novamente, você deve ver todas as páginas do site do Debian que contêm todas as palavras que você digitou. Para pesquisar frases, coloque-as entre aspas ("). Por favor observe que o mecanismo de pesquisa não diferencia maiúsculas de minúsculas, portanto, pesquisar por gcc corresponde a "gcc" e também a "GCC".

Abaixo do campo de pesquisa, você pode decidir quantos resultados por página deseja ver. Também é possível escolher um idioma diferente; a pesquisa do site Debian suporta quase 40 idiomas diferentes.

Pesquisa booleana

Se uma pesquisa simples não for suficiente, você pode usar operadores de pesquisa booleanos. Você pode escolher entre AND, OR e NOT ou combinar os três. Por favor certifique-se de usar letras maiúsculas para todos os operadores, para que o mecanismo de pesquisa os reconheça.

  • AND combina duas expressões e retorna páginas que contêm ambas as palavras. Por exemplo, gcc AND patch encontra todas as páginas que contêm "gcc" e "patch". Neste caso, você obterá os mesmos resultados da pesquisa por gcc patch, mas um AND explícito pode ser útil em combinação com outros operadores.
  • OR retorna resultados se alguma das palavras estiver na página. gcc OR patch encontra qualquer página que contenha "gcc" ou "patch".
  • NOT é usado para excluir termos de pesquisa dos resultados. Por exemplo, gcc NOT patch encontra todos os que contêm "gcc", mas não "patch". gcc AND NOT patch fornece os mesmos resultados, mas a pesquisa por NOT patch não é suportada.
  • (...) pode ser usado para agrupar expressões. Por exemplo, (gcc OR make) NOT patch encontrará todas as páginas que contêm "gcc" ou "make", mas não contêm "patch".