Nossa filosofia: Por que fazemos e como fazemos

Nossa missão: criar um sistema operacional livre

O projeto Debian é uma associação de pessoas que compartilha um objetivo em comum: queremos criar um sistema operacional livre, disponível livremente para todas as pessoas. Agora, quando usamos a palavra "livre", não estamos falando de dinheiro, mas sim de liberdade do software.

Talvez você esteja se perguntando por que tantas pessoas optam por gastar muitas horas do seu próprio tempo escrevendo software, cuidadosamente empacotando e mantendo os pacotes, apenas para doar tudo sem cobrar por isso? Bem, há muitos motivos, aqui estão alguns deles:

Embora acreditemos no software livre, respeitamos que as pessoas às vezes tenham que instalar software não livre em suas máquinas – queiram elas ou não. Decidimos apoiar esses(as) usuários(as), sempre que possível. Há um número crescente de pacotes que instalam software não livre em um sistema Debian.

Nossos valores: como a comunidade Debian funciona

O projeto Debian tem mais de mil desenvolvedores(as) e contribuidores(as) ativos(as) espalhados(as) por todo o mundo. Um projeto desse tamanho precisa de uma estrutura organizada. Então, se você quer saber como o projeto Debian funciona e se a comunidade Debian tem regras e diretrizes, dê uma olhada nas seguinte declarações:

  • A constituição Debian:
    Este documento descreve a estrutura organizacional e explica como o projeto Debian toma decisões formais.
  • O contrato social e a definição Debian de Software Livre:
    O contrato social do Debian e as definição Debian de Software Livre (DFSG - Debian Free Software Guidelines) como parte deste contrato, descrevem nosso compromisso com o Software Livre e com a comunidade de Software Livre.
  • A declaração de diversidade
    O projeto Debian dá boas-vindas e encoraja todas as pessoas a participarem, não importa como você se identifique ou como os outros o(a) vejam.
  • O código de conduta:
    Adotamos um código de conduta para os(as) participantes em nossas listas de discussão, canais de IRC, etc.
  • A referência do(a) desenvolvedor(a):
    Este documento fornece uma visão geral dos procedimentos recomendados e dos recursos disponíveis para desenvolvedores(as) e mantenedores(as) Debian.
  • A política Debian:
    Um manual que descreve os requisitos da política para a distribuição Debian, por exemplo a estrutura e os conteúdos do repositório Debian, os requisitos técnicos que cada pacote deve satisfazer para ser incluído, etc.