Cantos dos(as) novos(as) membros(as) do Debian

O processo para novo(a) membro(a) (NM) do Debian é o processo para se tornar um(a) desenvolvedor(a) oficial do Debian (DD). Essas páginas web são os locais onde os(as) futuros(as) desenvolvedores(as) Debian podem encontrar todos os detalhes sobre como se candidatar para se tornar um(a) DD, as diferentes etapas do processo e como acompanhar o andamento da sua candidatura.

O primeiro ponto importante a ser destacado é que você não precisa ser um(a) desenvolvedor(a) oficial do Debian para ajudar a melhorar o Debian. Na verdade, você já deve ter um histórico de contribuições anteriores ao Debian antes de se candidatar ao processo de novos(as) membros(as).

O Debian é uma comunidade aberta e dá boas-vindas a todas as pessoas que desejam usar ou ajudar a melhorar nossa distribuição. Como não desenvolvedor(a), você pode:

A referência do(a) desenvolvedor(a) Debian contém várias sugestões concretas sobre como realizar várias dessas tarefas (em particular, como encontrar padrinhos/madrinhas disponíveis).

O processo para novo(a) membro(a) do Debian é o processo para se tornar um(a) desenvolvedor(a) oficial Debian (DD). Este é o papel tradicional de associação plena no Debian. Um(a) DD pode participar das eleições do Debian. O DD uploading pode fazer upload de qualquer pacote para o repositório. Antes de aplicar para ser um(a) DD uploading, você deve ter um histórico de manutenção de pacotes por pelo menos seis meses. Por exemplo, fazendo upload de pacotes como um(a) mantenedor(a) Debian (DM), trabalhando dentro de uma equipe ou mantendo pacotes enviados por padrinhos/madrinhas. DDs non-uploading têm as mesmas permissões no repositório que os(as) mantenedores(as) Debian. Antes de aplicar como DD non-uploading, você deve ter um histórico visível e significativo de trabalhos dentro do projeto.

É importante entender que o processo para novo(a) membro(a) faz parte dos esforços de garantia de qualidade do Debian. É difícil encontrar desenvolvedores(as) que possam gastar tempo suficiente em suas tarefas do Debian, por isso achamos importante verificar se o(a) candidato(a) é capaz de sustentar seu trabalho e fazê-lo bem. Portanto, exigimos que os(as) futuros(as) membros(as) já estejam ativamente envolvidos(as) há algum tempo no Debian.

Todo(a) desenvolvedor(a) Debian:

Em outras palavras, tornar-se um(a) desenvolvedor(a) Debian concede a você vários privilégios importantes em relação à infraestrutura do projeto. Obviamente, isso requer muita confiança e comprometimento do(a) candidato(a).

Consequentemente, todo o processo de NM é muito rigoroso e completo. Isso não significa desencorajar as pessoas interessadas em se tornar um(a) desenvolvedor(a) registrado(a), mas explica porque o processo de novos(as) membros(as) leva tanto tempo.

Por favor leia o glossário de definições antes de ler o restante das páginas.

As páginas seguintes são de interesse do(a) candidato(a):

Se você é um(a) desenvolvedor(a) Debian e está interessado(a) em participar do processo para novos(as) membros(as), por favor visite estas páginas:

Diversos:

Glossário de definições

Advogado (Advocate):
Um(a) membro(a) do Debian que endossa um(a) candidato(a). Ele(a) deve conhecer o(a) candidato(a) razoavelmente bem e deve ser capaz de fornecer uma visão geral do trabalho, interesses e planos do(a) candidato(a). Os(As) advogados(as) geralmente são os padrinhos/madrinhas de um(a) candidato(a). Observação: "advogado(a)" no contexto do Debian não é o(a) profissional da advocacia, mas alguém que "advoga" a favor de um(a) candidato(a) de maneira não profissional.
Candidato(a) (Applicant), novo(a) membro(a) (NM - New Member), historicamente conhecido(a) como novo(a) mantenedor(a):
Uma pessoa solicitando associação ao Debian como desenvolvedor(a) Debian.
Gestor(a) de candidatura (AM - Application Manager):
Um(a) membro(a) do Debian que é designado(a) para um(a) candidato(a) para coletar as informações necessárias pelos(as) gestores(as) de contas Debian (Debian Account Manager) para decidir sobre uma candidatura. Um(a) gestor(a) de candidatura pode ser designado(a) a mais de um(a) candidato(a).
Secretaria (Front Desk): <nm@debian.org>
Os(As) membros(as) da secretaria fazem o trabalho de infraestrutura do processo de NM, como o recebimento inicial das candidaturas, das mensagens de endosso e dos relatórios finais da candidatura, e a designação de AMs para os NMs. Eles(as) são o ponto de contato se surgirem problemas com a candidatura.
Membro(a), Desenvolvedor(a) (Member, Developer):
Um(a) membro(a) do Debian, que passou pelo processo para novo(a) membro(a) e teve sua candidatura aceita.
Padrinho/Madrinha (Sponsor):
Um(a) membro(a) do Debian que atua como mentor(a) de um(a) candidato(a): Ele(a) verifica os pacotes fornecidos pelo(a) candidato(a) e ajuda a encontrar problemas e a melhorar o empacotamento. Quando o padrinho/madrinha está satisfeito com o pacote, ele(a) faz o upload em prol do(a) candidato(a) para o repositório do Debian. O(A) candidato(a) é registrado(a) como o(a) mantenedor(a) desse pacote, mesmo apesar do fato dele(a) não fazer uploads de pacotes.