Como ingressar no Debian

Leitura

Se ainda não o fez, você deve ler as páginas linkadas na página inicial do Debian. Isso ajudará você a entender melhor quem somos e o que estamos tentando alcançar. Como um(a) potencial contribuidor(a) Debian, por favor, preste atenção especial a estas duas páginas:

Muito da nossa comunicação acontece nas listas de discussão Debian. Se você quer ter uma ideia sobre o funcionamento interno do projeto Debian, deve pelo menos se inscrever nas listas debian-devel-announce, debian-news e debian-news-portuguese. Todas têm um volume baixo de mensagens e registram o que está acontecendo na comunidade. O Debian Project News, que também é publicado na lista debian-news, resume discussões recentes nas listas de discussão e blogs relacionados ao Debian e fornece os respectivos links.

Como um(a) desenvolvedor(a) em potencial, você também deve se inscrever na debian-mentors. Aqui você pode fazer perguntas sobre empacotamento e projetos de infraestrutura, bem como outras questões relacionadas aos(às) desenvolvedores(as). Por favor observe que esta lista se destina a novos(as) colaboradores(as), não a usuários(as). Outras listas interessantes são debian-devel (tópicos de desenvolvimento técnico), debian-devel-portuguese (tópicos de desenvolvimento técnico em português), debian-project (discussões sobre questões não técnicas no projeto), debian-release (coordenação de lançamentos do Debian ) e debian-qa (controle de qualidade).

Dica: Se deseja reduzir o número de e-mails que recebe, especialmente em listas de alto tráfego, oferecemos resumos de e-mail (digests) em vez de mensagens individuais. Você também pode visitar os arquivos das listas de discussão para ler as mensagens de nossas listas em um navegador web.

Contribuindo

Está interessado(a) na manutenção de pacotes? Então por favor dê uma olhada na nossa lista de pacotes que precisam de trabalho e futuros pacotes (WNPP - Work-Needing and Prospective Packages). Aqui você encontrará pacotes que precisam de um(a) (novo(a)) mantenedor(a). Assumir um pacote abandonado é uma ótima maneira de começar como mantenedor(a) Debian. Isso não apenas ajuda a nossa distribuição, mas também lhe dá a oportunidade de aprender com o(a) mantenedor(a) anterior.

Aqui estão algumas outras idéias de como você pode contribuir para o Debian:

Claro, há muitas outras coisas que você pode fazer e estamos sempre procurando pessoas para oferecer suporte jurídico ou se juntar a nossa equipe de publicidade do Debian. Tornar-se um(a) membro(a) de uma equipe do Debian é uma excelente maneira de ganhar alguma experiência antes de iniciar o processo de novo(a) membro(a). Também é um bom ponto de partida se você estiver procurando por um(a) padrinho/madrinha de pacote. Então, encontre uma equipe e entre imediatamente!

Ingressando

Então você tem contribuído para o projeto Debian por algum tempo e quer ingressar no Debian de uma maneira mais oficial? Existem basicamente duas opções:

Apesar do fato de que muitos dos direitos e responsabilidades de um(a) DM e de um(a) DD serem idênticos, atualmente existem processos independentes para se candidatar para cada função. Veja a página wiki do(a) mantenedor(a) Debian para detalhes sobre como se tornar um(a) mantenedor(a) Debian. E veja a página do canto de novos(as) membros(as) para pesquisar como se candidatar para ter o status de desenvolvedor(a) oficial Debian.

Independentemente de qual função escolher para se candidatar, você deve estar familiarizado(a) com os procedimentos do Debian. Este é o motivo pelo qual recomendamos fortemente ler a política Debian assim como a referência para desenvolvedores(as).